1, 2, Feijão com Arroz

Tres, quatro, feijão no prato.
Mas pode ser carne, peixe, frango, verdura, legume, enfim, tudo o que gosta de comer. Entradas, petiscos, doces, sorvetes, tudo aqui pode. De uma brincadeira, uma oportunidade, de trocar informações, aprender, rir.
Novas receitas são bem vindas, assim como sugestões, impressões, vontades, desejos.
Beijos

domingo, 6 de março de 2011

Filet Mignon envolto em massa folhada com aspargos frescos

Carnaval também é bom para quem fica em São Paulo. E é bom curtir também a nossa casa. Ontem, saimos para jantar e hoje resolvemos fazer o almoço aqui mesmo. E vou passar a receita para vocês:
- pegue um pedaço de filet mignon, limpo,  de mais ou menos 400 gr (para 2 pessoas).
- tempere com pimenta moida na hora e sal, deixando uma crosta suave do lado externo do filet (não precisa furá-lo para que o tempero entre)
- numa frigideira grande, aqueça um fio de azeite e coloque o pedaço do filet mignon para selar. Vire apenas quando o lado que estiver para baixo já esteja bem dourado. Faça isso até todos os lados estiverem bem dourados. Separe e espere esfriar.
- Lave uns 10 a 12 aspargos verdes frescos inteiros, corte na metade, e passe rapidamente na mesma frigideira onde selou o filet, apenas para aproveitar o resto do tempero, Acerte mais um pouco de sal, se necessário.
- Compre um pacote de massa folhada pronta laminada de 300 gr, abra-a e corte metade. Guarde a outra metade para outra receita.
- no centro da massa, coloque metade dos aspargos frescos temperados e o pedaço do filet mignon. Depois, coloque o resto dos aspargos sobre o filet e dobre as pontas da massa folhada como se fosse fazer um pacote de presente. Pode fazer na tranversal, tambem. Veja a melhor forma de cobrir todo o filet. Junte bem as pontas, para não abrir. Pincele com um ovo batido e leve ao forno em temperatura alta, tirando quando estiver bem dourado.
- Sirva com uma salada de folhas verdas (diversas que você tiver em casa), acrescente tomates cortados em tiras bem finas, pepino, azeitonas pretas sem caroço e lascas de parmesão. Para temperar a salada, misture duas colheres de mel com duas colheres de mostarda, suco de meio limão, uma colher de azeite e uma pitada de sal. Se quiser, pode aquecer por 10 segundos no microondas para que misture bem.
Corte o "embrulho" de massa folhada em fatias grossas e sirva com a salada.
Para acompanhar, tomamos um vinho rose, portugues, delicioso!!

E a sobremesa?
Muito fácil. Pegue algum tipo de fruta vermelha que tenha no freezer ou fresca. Usei amoras congeladas. Coloque no processador com umas raspas de gengibre e um pouco de agua. Bata até virar um creme.
Numa taça, coloque no fundo um pouquinho de suco de laranja, 2 colheres de sorvete de iogurte e, por cima, essa calda de amoras! Light, sem açuçar!!! Boa refeição e bom Carnaval!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário